Chama-se, por Ar Condicionado ao processo de tratamento do ar destinado a controlar em simultâneo a temperatura, humidade, pureza e a distribuição do ar de um meio ambiente. Existem aplicações muito especiais, nas quais até mesmo a pressão do ar ambiente pode vir a ser controlada.
Este ambiente pode ser destinado tanto a uso doméstico, comercial ou industrial existindo, para o efeito diferentes tipos de equipamentos.
Muitas vezes, os sistemas de ar condicionado são erradamente confundidos com simples sistemas de ventilação, onde não existe o controle simultâneo da temperatura, humidade e pureza. O processo de condicionamento do ar está sempre associado a um processo mecânico de arrefecimento e/ou aquecimento, o que o distingue dos sistemas convencionais de ventilação.
Os equipamentos da gama doméstica são ideais para instalação em pequenas áreas.Existem disponíveis no mercado uma grande variedade de modelos para instalação na parede, tecto ou chão. São normalmente de funcionamento económico, devido às novas tecnologias que garantem um máximo conforto com um consumo mínimo de energia.
A gama comercial é a solução ideal para a climatização de restaurantes, lojas, bares, escritórios e zonas comerciais.
Existem disponíveis no mercado uma vasta gama de soluções, que incluem unidades interiores para instalação no tecto, chão ou parede adaptando-se perfeitamente a qualquer tipo de decoração.
A gama industrial integra normalmente um conjunto de sistemas concebidos para a climatização edifícios de empresas, unidades fabris, áreas comerciais ou armazéns. Estes sistemas espacialmente concebidos para a climatização de grandes espaços permitem a optimização entre a capacidade e o consumo.
Arverde © 2008,
|